Retratos
de Pesquisas
Martha
Tristão
Coordenadora do NIPEEA – CE/UFES
O movimento do NIPEEA (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental) se organiza hoje, a partir de ações diversificadas, estabelecendo uma unidade entre seus integrantes ao nos inserirmos em projetos de pesquisas, processos de formação em Educação Ambiental e numa ecologia política que potencializa e fortalece o grupo. A proposta da exposição emergiu em um dos seminários organizados semestralmente pelo grupo, como estratégia para criar ressonâncias sobre o que estamos produzindo enquanto ciência-política e cultura- natureza.
Mesmo com objetos de investigação/preocupação
diferentes entre os pesquisadores do NIPEEA, o grupo se aproxima por afinidades
teóricas e metodológicas comuns, por um desejo de tornar o humano mais natural
e a natureza mais humana e, como não poderia deixar de ser, por uma amorosidade
e afetividade inerentes aos participantes, expressando-se no cuidado de si, do
outro e do meio ambiente. O compartilhamento das pesquisas e as orientações
coletivas permitem que, ao nos depararmos com o olhar do outro, identifiquemos
lacunas e façamos novas descobertas em nossas trajetórias. E, assim tem
acontecido nosso movimento com base em muitas leituras e debates, com nossos
intercessores preferidos entre Edgar Morin, Bruno Latour, Michel Maffesoli, Michel
Foulcault, Gilles Deleuze e tantos outros sujeitos praticantes, sujeitos
ordinários, infames e narradores que nos convidam a buscar uma pesquisa
narrativa que tenta dissolver a noção de realidade exterior da produção
científica em que os fatos estão lá para serem descobertos, colhidos como
frutas. Em vez disso, preferimos tratar a realidade pesquisada como surpresas,
dobraduras, bifurcações, eventos e acontecimentos.
De modo geral, podemos dizer que as buscas
investigativas giram em torno de algumas problemáticas que julgamos necessárias
discutir, aprofundar e que perpassam o universo de análise dos projetos,
pesquisas e estudos do grupo. Sobre as implicações da globalização cultural
hegemônica centralizamos nossas preocupações em elementos que consideram as
novas configurações sociais e culturais: as relações pós-coloniais entre os
processos globalizadores e comunidades autóctones ou povos ambientalmente
vulneráveis; questões de política de identidades, de produções culturais e de ocupação
de territórios com ênfase na culturanatureza; o impacto das tecnologias,
artefatos e atualização das culturas sobre a produção/fabricação de sujeitos,
de subjetividades, de coletivos e de escolas. Como o modo de vida, a cultura e
as produções narrativas dos grupos minoritários podem ser introduzidos a partir
de Educações Ambientais que tem se revestido para nós, de autopoiética,
pós-colonial e pós-crítica? enfim... são muitas perguntas que nos desafiam a
continuar pesquisando, pesquisando. Convido a vocês a não olhar apenas, mas a ver
com carinho esta AMOSTRA DE PESQUISAS DO NIPEEA.
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