Martha Tristão: Concluiu
estágio de pós-doutorado na University of Regina, Saskatchewan, Canadá em 2011.
Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em
Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992) e Licenciatura em
Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980).
Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo e
atua na graduação e na Pós-graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado do
Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de
Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) no Centro de Educação da UFES.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e suas
relações com a teoria da complexidade, com pesquisas que envolvem,
principalmente, os seguintes temas: comunidades e escolas, processos de
identificação, interdependência natureza/cultura, produções narrativas e
descolonização do pensamento.
Alberto Cabral Ferreira: é professor da Rede Estadual do Espírito Santo, Especialização em Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Educação de Serra, Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.
http://lattes.cnpq.br/3154672269851191
Ana Paula Dias Pazzaglini: Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é graduada em Ciências
Biológicas (UFES) e possui especialização em Psicopedagogia (FABAVI). Vinculada
ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA)
e membro da Rede Capixaba de Educação Ambiental (RECEA). Foi tutora do curso de
aperfeiçoamento Processo Formador em Educação Ambiental,
(UAB/MEC/SECADI/Neaad/UFES), à distância pela Universidade Federal do Espírito
Santo. Atuou como professora do ensino superior no curso de Ciências Biológicas
da UFES. Atuou como Pesquisadora do Projeto de pesquisa Educação Ambiental no
Licenciamento Ambiental: Construção Metodológica;
(UFES/UFJF/UFRRJ/FAPUR/FURNAS). Atualmente é professora concursada da PMVV e da
SEDU do Estado do Espírito Santo.
Andressa Lemos Fernandes: Graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1992); Especialização em Ecologia e Recursos Naturais, pela UFES (1996); Mestrado em Educação (2007), pela UFES. Atua no campo da Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, em instituições publicas e privadas, assessorando programas/projetos de Educação Ambiental em escolas, comunidades, Centros de Educação Ambiental, Unidades de Conservação, dentre outros espaços educativos. Atua também em processos de formação de professores e gestores ambientais. É pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (NIPEEA).
Bruna Neitzel Sepulcri: Mestrado
em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2016). Possui
especialização em educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal de
Educação - Ifes (2012) e é graduada em Ciências Biológicas pela Escola de
Ensino Superior Educandário Seráfico São Francisco de Assis - ESFA (2009).
Atualmente é professora/instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (Senai), onde além de ministrar aulas, realiza orientações de
projetos tecnológicos e de trabalhos de conclusão de cursos (TCC).
Denize Mezadri de Almeida: Possui doutorado e mestrado em
Educação na UFES ( Universidade Federal do Espírito Santo) na linha de Cultura,
Currículo e Formação de Professores com ênfase à Educação Ambiental, Graduação
em Ciências Licenciatura Curta pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
Madre Gertrudes de São José (1993), Complementação em Ciências habilitação
Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São
José (2000). Suas especializações são em Gestão Ambiental, Educação Ambiental ,
EAD e Química. Atualmente é efetiva da Escola Minicipal José de Vargas Scherrer
( Piúma-ES) e na Escola Municipal " Manoel de Paula Serrão"
(Anchieta-ES). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Meio
Ambiente e tutoria presencial em Física pela UAB- UFES, na Especialização de
Políticas Públicas em Gênero e Raça na UAB- UFES - Polo Píuma, e do Curso de
Aperfeiçoamento Processo Formador de Educação Ambiental à distância. Atualmente
atua na Secretaria Municipal de Educação de Piúma-ES como coordenadora
pedagógica do planejamento e formação docente da rede de ensino pública da
educação Infantil e fundamental I e II.
Fernanda Freitas Rezende Rodrigues: Licenciada
em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2001);
Especialização lato-sensu em Recreação, pela Faculdades Integradas Maria
Thereza-RJ (2006); Especialização lato-sensu em Ecoturismo pela UFLA -
Universidade Federal de Lavras-MG (2005); Mestre em Educação pela UFES (2012) e Doutora em Educação também pela UFES (2020).
Atua como professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura de
Vitória. Se dedica aos seguintes temas: Educação Física, Educação Infantil,
Educação Ambiental e Educação à distância.
Flávia
Nascimento Ribeiro: nascida na beira do Rio Piracicaba, em
Nova Era- MG. Costumo dizer que fui trazida pelas águas para a cidade de Vila
Velha-ES com 1 ano de idade.
Como a força das
águas faz parte da minha vida, meu rito de passagem para a Educação Ambiental
foi por meio dos Rios Santa Maria da Vitória e o do Rio Jucu.
Sou militante e
engajada pelas questões socioambientais, por isso, dedico boa parte das minhas
experiências de vida no cuidado comigo mesma, com o outro e com o meio que me
cerca.
Amo estar entremigos,
pesquisar, ler, ouvir música, conheceraprender e, acima de
tudo viver da melhor forma possível.
Atualmente é pedagoga
da Secretaria de Estado da Educação e exerceu a função de Assessora de Apoio
Curricular e Educação Ambiental da SEDU (2012-2015), onde coordenou a IV
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (2013), o V Encontro Estadual de
Educação Ambiental (2014). Atualmente Coordenadora do Programa Estadual de
Ensino Médio em Turno Único - Programa Escola Viva. É professora da Faculdade
Saberes no curso de Educação e Gestão Ambiental (pós-graduação) e trabalhou
como docente no curso de Pedagogia da Faculdade Saberes ministrando as
disciplinas de: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,
Antropologia da Educação e Metodologia do Trabalho Científico (2015). Foi
professora Formadora do Processo Formador em Educação Ambiental (NIPEEA/UFES) e
do Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), ministrando os
módulos V (Gestão Democrática) e Módulo III (Ciências da Natureza). Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando
principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação de educadores,
educação e meio ambiente, cidadania, formação, estudos culturais e educação em
ciências.
Nos movimentos
formativos, trago experiências vividas pelas andanças nas licenciaturas em
Pedagogia e Ciências Biológicas. A pesquisa na Especialização em Educação e no
Mestrado, proporcionou um “bom encontro” com a cultura das redes, dos sujeitos
engajados e com a biorregião do Caparaó, na qual me doutorei quanto ao amor
pelas pessoas queridas e militantes que atravessaram minha vida.
Helen Moura Pessoa Brandão: É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Possui Mestrado em Química (2012) e Graduação - Licenciatura e Bacharelado - em Química (2009), também pela UFES. Atualmente é Professora do Ensino Superior, lotada no Departamento de Química e Física (DQF) do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/UFES). Já atuou como Professora do Ensino Médio e Profissionalizante (Química / Química Ambiental) no IFES e Escolas Estaduais; Supervisora de Laboratório (Análise de Elementos-traço - F AAS, GF AAS e ICP OES, em diversas matrizes orgânicas e inorgânicas, como: biodiesel, petróleo, águas de produção, solo, materiais biológicos, entre outros); e Gerente da Qualidade (Produção de Manuais de Boas Práticas, POP's e análises físico-químicas da água e matérias-primas de produtos farmacêuticos). Tem formação e experiência na área de Educação (Docência, Currículo e Processos Culturais); Educação em Química (Metodologias Ativas, Composições Curriculares, Tecnologias e as interconexões no Ensino); e Educação Ambiental e suas relações com o pensamento decolonial, com pesquisas que envolvem: cartografias; redes de conversações; produções narrativas e currículos nômades.
http://lattes.cnpq.br/1946787373335006
Katia Gonçalves Castor: Professora do Instituto Federal do Estado do Espírito
Santo, Campus Centro-Serrano em Santa Maria de Jetibá- ES. Graduada em
Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Conclui o Doutorado em
Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo na linha de Pesquisa
Currículo, Cultura e Formação de Educadores com foco na Educação Ambiental.
Participa como pesquisadora do NIPPEA - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e
Estudo em Educação Ambiental - UFES com foco nos contextos culturais e nas
diversidades. Participa no IFES- Campus Centro Serrano como líder do Grupo de
Pesquisa Cultura e Natureza: movimentos descoloniais, com interesse em Educação
Ambiental, Formação de professores e Politicas sustentáveis nas comunidades
locais. Participa do Projeto Escola da Terra Capixaba como coordenadora da
Regional 1, pela Universidade Federal do Espírito Santo - Educação do e no
Campo.
Márcia Moreira de Araújo: Doutora em Educação pela UFES , na linha de Pesquisa
Cultura, Curriculo e Formação de educadores-Mestre em Educação pela UFES-
Universidade federal do Espírito Santo. Especialista em Sexualidade humana pela
Universidade Cândido Mendes-RJ e Gestão e Manejo Ambiental pela Universidade
Federal de Lavras-MG. Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro
Universitário São Camilo-ES (2002) e Pedagogia (2008)pela UNIVIX. Atualmente é
professora de ensino fundamental, médio e superior. Na Secretaria Municipal de
educação de Piúma atua há 26 anos como docente . Atuou como coordenadora das
Escolas do Campo, em 2013 e tem autoria no módulo de formação de professores
desse município, desde 2013 . Funcionária efetiva do Estado do ES há 7 anos
como professora de Biologia. Atuou por 15 anos na Prefeitura Municipal de
Anchieta como docente do Ensino Fundamental. Na graduação, atuou de 2008 a 2012
na FABAVI / DOCTUM, com o curso de pedagogia, Ciências contábeis e
administração no campus Guarapari. Atua como orientadora de TCC no curso de
Pedagogia da FAVASC , na Pós Graduação em Educação Ambiental pelo MEC- em
parceria com NIPEEA-Núcleo interdisciplinar de pesquisas e estudos em educação
ambiental-UFES-ES. Professora do Centro Universitário Pitágoras- campus
Guarapari-ES Estágio em docência na Universidade Federal do Espírito Santo , na
graduação de pedagogia e biologia, e supervisão de estágio . Tem experiência na
área de educação, com ênfase em Educação Ambiental,sustentabilidade,
coordenando projetos pedagógicos em educação ambiental na escolas onde atua.
Membro do NIPEEA-UFES- Núcleo interdisciplinar de pesquisas e estudos em
Educação ambiental. Bióloga- Cr Bio 38472/ES-experiência em 2005 a 2015 na área
técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piúma, no ES.
Nadja Valéria dos Santos Ferreira: Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Mestre em Educação, pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Supervisão Escolar, pela UCAM.; Licenciada em Pedagogia nas habilitações: Orientação Educacional e Administração Escolar. Atualmente é Orientadora Pedagógica no Município de Duque de Caxias e Pedagoga no Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Professora-Adjunta na Faculdade de Aracruz (FAACZ) ministrando aulas no Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Ambiental das disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Educação Ambiental e Paradigmas da Educação Ambiental além de orientação de mestrandos. Também atuou no Curso de Pedagogia da referida instituição nas disciplinas Gestão Escolar, Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação, Currículo e Conhecimento e Teorias da Organização e orientação à monografia. Atuou em pós-graduação em campi avançados da Universidade Castelo Branco nos Estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e interior do Estado do Rio de Janeiro em disciplinas pedagógicas como Didática, Metodologia da Pesquisa, Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Planejamento e Avaliação e Gestão Escolar Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Continuada de Professores. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos.
Patrícia Raquel Baroni: É
doutora formada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal do Espírito Santo e mestre em Educação formada no Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui
graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e
especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes
(2002). Participa do grupo de pesquisa "Redes de saberes, práticas sociais
e culturas na formação das subjetividades democráticas: formação cidadã
cotidiana e emancipação social", coordenado pela professora Inês Barbosa
de Oliveira e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação
Ambiental coordenado pela professora Martha Tristão. É professora dos cursos de
pós-graduação lato senso da Universidade Veiga de Almeida e orientadora
pedagógica na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.
Rosinei Ronconi Vieiras: Professor
do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - Campus Itapina desde 2007;
Lecionou em escolas públicas municipais e estaduais em várias séries do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio; Graduado em Geografia pela FICAB ( FACULDADES
INTEGRADAS CASTELO BRANCO - 1993); Especialista em Geografia do Brasil
(1997) e Educação Ambiental(2006); Mestre em Educação pela Universidade Federal
do Espírito Santo - UFES (2012). Doutor em Educação pela UFES (2017).
Tales Wellington Cunha Felix: Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Serra (2014), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Afonso Claudio (2015) e Geografia e meio ambiente pela Faculdade de Educação da Serra (2014), e Mestrado em Educação pela UFES (2019). Professor da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Serra. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desestímulo escolar, ensino de geografia, habitus e memorias docentes.
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