Sala Verde

AQUI NO NIPEEA FUNCIONA UMA SALA VERDE


1. O PROJETO

O Projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental.


2. PÚBLICO ALVO

Temos como área de abrangência inicialmente a região da Grande Vitória. 
O público alvo do nosso projeto constitui-se da comunidade acadêmica em geral, pesquisadores, professores/as, educadores/as, dirigentes de organizações, integrante de organizações governamentais e não-governamentais e demais interessados em Educação Ambiental. 

Diante disso, acreditamos que a Sala Verde (localizado no núcleo), é um espaço de disseminação de valores e atitudes que buscam atingir um público jovem (estudantes universitários) seja por meio do ensino formal e também por meio de grupos da juventude (alunos das escolas conveniadas com a UFES) e demais segmentos da sociedade.

3. OBJETIVOS


A. GERAL

  • Criar um centro de referência e de informações em Educação Ambiental na UFES, visando atender a comunidade acadêmica em geral e a população em geral e espontânea da Grande Vitória, na qual se dará maior visibilidade às atividades desenvolvidas pelo NIPEEA.
  • Integrar projetos e atividades educacionais e ambientais, ora em andamento na UFES, transversalizando a educação ambiental na formação acadêmica.

B. ESPECÍFICOS


  •  Proporcionar oportunidades de pesquisas, estudos e produção de material. 
  •  Constituir um acervo, oferecendo aos alunos dos cursos de Licenciatura e demais interessados um acervo variado para consulta, desde recursos audiovisuais a material didático-experimental, durante sua formação inicial e continuada.
  • Promover uma interlocução permanente entre professores e professoras do ensino fundamental e os licenciandos, facilitando a realização de formação, a partir da vivência e o contato com a dinâmica das escolas, por meio de grupos de estudos, oficinas e debates.
  • Contribuir para o fortalecimento da atuação dos educadores e educadoras ambientais no estado, através do incentivo e apoio à comunicação e à troca de informações;
  • Contribuir para uma maior visibilidade e socialização de projetos, pesquisas e experiências na área de Educação Ambiental.



4. ESTRUTURA

O NIPEEA dispõe de uma infra-estrutura do Centro de Educação da UFES (IC-IV). O núcleo tem acesso à toda infra-estrutura do Centro de Educação, como, auditório (capacidade para aproximadamente 150 pessoas), salas de aulas, laboratório de informática, etc. Então, há a possibilidade de uso dessa infra-estrutura (do centro) a medida que for solicitada à Direção do mesmo. 

O NIPEEA dispõe da sala localizada no prédio no MAJE (localizado entre o IC III e IC IV). A sala é bem arejada e ventilada, sendo equipada com quadro-branco, ar condicionado, mesas e cadeiras, armário de aço, Data show, 2 computadores e 2 impressoras, scanner, acesso à internet, telefone, material de consumo de escritório, aparelho de som, gravador de voz.



5. MATERIAIS




Click aqui para acessar a relação de materiais.




Como funciona a Sala Verde? 

  • Horário:
Segunda das 8h às 11h e 13:30 às 17h.
Quarta, Quinta e Sexta das 13:30 às 17h. 



  • O material da Sala Verde está disponível para consulta. 
  • O material pode ser emprestado aos vinculados à UFES. 

A Sala Verde se encontra no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA), localizado no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Edifício MAJE (entre o IC3 e IC4) – Centro de Educação.
Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário – Goiabeiras, Vitória, ES, CEP: 29075-910.
Tel:4009-7783





Todos são muito bem-vindos ao nosso espaço



Nenhum comentário:

Postar um comentário