Projetos

Educação Ambiental Numa Simbiose com a Tradição e a História Local na Formação de Professores




Resumo

Este estudo procurou analisar a formação docente em educação ambiental dos/das educadores/as egressos/as da Escola de Pesca de Piúma, uma escola de ensino fundamental , que visava à formação de educandos/as os quais pretendiam exercer a profissão de seus pais , mantendo a tradição local diretamente ligada a questão pesqueira. No decorrer da pesquisa a escola teve suas atividades em 23 anos de atuação na comunidade, sendo estas encerradas e substituídas pelo Instituto Federal da Pesca(IFES), que está em fase de implantação. A análise objetiva trazer à tona o que esses docentes tem realizados em seus fazeres nos diversos contextos de aprendizagem para onde foram atuar após o encerramento das atividades da escola, principalmente no que tange às ações em educação ambiental. A utilização do termo biológico simbiose enfatiza a necessidade dos diversos entrelaçamentos históricos e socioambientais que emergiram durante a pesquisa, e surge como proposta de um estudo complexo e transdisciplinar para a compreensão das questões ambientais diante das ameaças dos processos globalizadores. A compreensão desses estudos culturais que atravessam a pesquisa, num cenário composto de ligações com o imaginário, o artesanato e outros fazeres diretamente ligados a esse processo de formação de grupos coletivos se deu pelo estudo da etnometodologia e da história oral. Ambas metodologias contribuíram para a compreensão da manutenção da tradição local diante dos empreendimentos que estão sendo implantados na região sul do ES, e principalmente afetam a área litorânea, comprometendo aspectos socioeconômicos locais. A compreensão da história local se faz presente para uma análise dos processos de colonização ainda tão evidentes na região, seguido dos relatos dos sujeitos que atuam de forma significativa na educação e na comunidade. Os docentes , que aqui denomino de sujeitos autopoiéticos fazem-se e refazem-se numa lógica recursiva diante desse cenário, lidando com questões emergentes presentes em suas narrativas que contribuem na construção de novos saberes/fazeres na educação ambiental.

Link: http://educacao.ufes.br/pos-graduacao/PPGE/detalhes-da-tese?id=4752







Educação Ambiental em Suas Práticas Singulares Sustentáveis no Processo Osmótico Comunidade Escola



Resumo

Esta pesquisa discute e problematiza a fragmentação/dissociação dos saberes, e dialoga com a teoria da complexidade (MORIN, 2006), na proposição da junção pela educaçãoambiental. Narra os “acontecimentos e agenciamentos” (DELEUZE, 1992), nos processos osmóticos da comunidadeescola. Por uma osmose de interação (MATURANA,2001) e novas configurações a partir do que é tecido na comunidade como práticas singulares (GUATTARI, ROLNIK,2011) em educação ambiental que potencializam a região Sul Capixaba. Neste sentido, esta tese problematiza a relação de algumas comunidades locais dos municípios da região Sul Capixaba, a situação social e as práticas de gestores ambientais e docentes, perante a instalação de grandes empreendimentos de cunho exploratório no meio natural que afetam a dinâmica socioambiental na localidade. Diante dessa problemática, a pesquisa discute possibilidades de compreender de que forma essas práticas, denominadas “ singulares” , acontecem em processos de singularização (DELEUZE; GUATARRI, 1992), por meio da formação dos gestores, docentes e discentes em seu lócus de atuação,numa cartografia desses saberesfazerespoderes em Educação ambiental. Na pesquisa cartográfica/rizomática, transversalizamos nosso aporte metodológico com os princípios do Método Cartográfico (PASSOS, KASTRUP, 2010), num processo híbrido com estudos do conhecimento rizomático(DELEUZE, GUATTARI, 1995). As práticas educativas e sociais engendradas na localidade foram evidenciadas com as narrativas em educação ambiental (HART, 2003; TRISTÃO, 2013), na articulação de ideias a respeito do que está acontecendo e do que podemos falar sobre direções e possibilidades para o futuro em relação às nossas investigações atuais. Analisamos fazeressaberespoderes em educaçãoambiental presentes nessas práticas singularizadas em prol de sustentabilidades por outros modos de subjetivação. A pesquisa problematiza as biopolíticas/biopoderes locais em face às imposições dos agenciamentos capitalísticos. Cartografamos os fluxos em educaçãoambiental na região Sul Capixaba nos encontros com gestores/as, educadores/as, educandos/as, em reuniões dos Comitês de Educação Ambiental de Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim/ES, na EEEFM “Filomena Quitiba”, em Piúma/ES e nos movimentos culturais da localidade.

Currículos, Discursos E Sustentabilidade: O Comum E A Tradução Como Processos De Resistência Potencializadores De Aprendizagem E Vida











Processos De Coevolução Indivíduo-Sociedade-Natureza Nas Redes Das Expereincias Escolares Com Os Espaços De Convivencia Do Município De Piúma- Es










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