EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COM O LOCAL: SENSIBILIDADES E SUSTENTABILIDADES ECOLOGIZANDO FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Denize Mezadri de Almeida
RESUMO
No Tratado de Educação ambiental para as Sociedades
Sustentáveis e Responsabilidade Global estabelecidas na Carta da Terra tecem
Educação Ambiental que, dentre outras implicações, resulte de experiências
educativas que facilitem a visão integrada do meio ambiente. Nesse sentido, esse
trabalho aposta problematizar formação e educação ambiental, nos possíveis da
rede de sentidos propiciada nas experiências escolares com o local. Problematizações
guiadas, principalmente, nas fundamentações teoricometodológicas da experiência-sentido e experiência-formação (LARROSA, 2002), e na
experiência- modificadora (MATURANA e VARELA, 2001), nos múltiplos e singulares
sentidos ao que nos toca, nos passa com o espaço de convivência, inspiradas em
narrativas de professores/as que, nos últimos dois anos, realizaram
experiências na localidade do interior de um município do sudeste brasileiro,
onde estão inseridas as escolas nas quais trabalham. Nessas experiências, no
espaço e o devir de nossas existências ampliam-se redes com invenções,
interrelações, visão, surpresas, prazer, criações, momentos de renovação e
maravilhamento, para não citar outras produções de sensibilidades e
sustentabilidades da/na formação e a educação socioambiental.
Palavras-chaves: Educação Ambiental, Formação
Socioambiental, Experiências-sentidos.
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